Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Atividade Antifúngica de extratos naturais
Brenda Dall Molin, Márcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini, Maysa A. Formigoni Fasolin, Leticia Cabrera Parra Bortoluzzi

Última alteração: 2020-09-21

Resumo


O fungo Botrytis cinerea produz o mofo cinzento, responsável por infectar mais de 200 plantas hospedeiras. Possui a capacidade de decompor complexos polissacarídeos da parede celular de plantas, que é característica marcante dos patógenos fúngicos. As folhas da Stevia rebaudiana, além de possuírem compostos com alto poder edulcorante, também contam em sua composição com substâncias que possuem capacidade antimicrobiana, antioxidante e anti-inflamatória. Através do fracionamento com os solventes hexano, metanol, clorofórmio, acetato de etila e isobutanol, foram obtidos extratos do caule moído da Stevia para então determinar suas concentrações inibitórias e fungicidas mínimas. O extrato a base de hexano alcançou o melhor resultado em ambos os testes, sendo necessárias 22 mg/mL para ambas as funções. Com este estudo pode-se avaliar a atividade antifúngica do extrato do caule da S. rebaudiana e ressaltar o potencial destes subprodutos para obtenção de extratos de origem natural com potencial para aplicação em alimentos ou produtos diversos.

O fungoBotrytis cinereaproduz o mofo cinzento, responsável por infectar maisde 200 plantas hospedeiras.Possui acapacidade de decompor complexospolissacarídeos da parede celular de plantas, que é característica marcante dospatógenos fúngicos. As folhas daStevia rebaudiana,além de possuírem compostoscom alto poder edulcorante, também contam em sua composição com substânciasque possuem capacidade antimicrobiana, antioxidante e anti-inflamatória. Atravésdo fracionamento com os solventes hexano, metanol, clorofórmio, acetato de etilae isobutanol, foram obtidos extratos do caule moído da Stevia para entãodeterminar suas concentrações inibitórias e fungicidas mínimas. O extrato a basede hexano alcançou o melhor resultado em ambos os testes, sendo necessárias 22mg/mL para ambas as funções. Com este estudo pode-se avaliar a atividadeantifúngica do extrato do caule daS. rebaudianaeressaltar o potencial destessubprodutos para obtenção de extratos de origem natural com potencial paraaplicação em alimentos ou produtos diversos.

Palavras-chave


Botrytis cinerea. Stevia rebaudiana. Fungicida.

Texto completo: PDF