Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
GeoGebra no ensino de funções: do Ensino fundamental à pós-graduação
Anderson Alves Miguel, Araceli Ciotti De Marins, Luiz Gabriel Martins, Rodrigo matheus Ritter

Última alteração: 2020-09-20

Resumo


O estudo do Cálculo se inicia no ensino fundamental com os conceitos iniciais de funções passando por aprofundamentos até a pós graduação. Porém, os métodos tradicionais de ensino vêm se tornando cada vez mais desinteressante o que implica em um empecilho para o processo de ensino aprendizagem. Com base nisso, a utilização de novas metodologias e recursos didáticos na intenção de facilitar a aprendizagem de funções se tornam interessantes e necessários, visto que, ao fazer uso de novos métodos é possível fazer com que o estudante novamente se interesse pelos estudos. Pensando nisso, o software GeoGebra se apresenta como uma excelente opção para o ensino da matemática, em especial para o ensino de funções. No início da pesquisa foi dada ênfase ao estudo das funções polinomiais e ao escrevê-la com seus coeficientes no programa fazendo uso da ferramenta controle deslizante foi possível visualizar o comportamento da curva da função enquanto seus coeficientes variam. Assim é possível concluir que ao realizar a manipulação no GeoGebra é possível compreender de maneira clara e objetiva as propriedades das funções assim obtendo contribuições significativas na aprendizagem.

Palavras-chave


Ensino. Função Polinomial. Software

Texto completo: PDF