Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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OS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA NA ÓTICA EPISTEMOLÓGICA DE FLECK: uma análise textual discursiva sobre a controvérsia da geração espontânea
Angélica Lara Pereira da Silva, Fernanda Peres Ramos

Última alteração: 2020-05-21

Resumo


A presente pesquisa buscou a análise da história da geração espontânea através da lente Fleckiana em livros didáticos. Selecionaram-se trechos de 10 livros didáticos do PNLD/PNLEM (2017), no qual se realizou uma análise contextual e semântica dos mesmos. Através disso, detectaram-se elementos que iam de encontro às reflexões epistemológicas deixadas por Fleck (2010), retratando uma ciência predominantemente ausente de aspectos históricos, sociais e culturais, que levam à distorção da historiografia deste microcenário. A ausência desses elementos induz a uma ciência manualizada, linear e enrijecida. Acrescenta-se ainda, que uma abordagem mais completa da historiografia poderá deixar as aulas mais estimulantes e reflexivas, desenvolvendo o pensamento crítico no aluno e contribuindo para uma compreensão maior dos conteúdos científicos.


Palavras-chave


Abiogênese. Historiografia. Neutralidade.

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