Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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O ensino de química para deficientes visuais: uma oficina temática
Kelli gomes Santos, Angélica cristina Rivelini, Enio lorena Stanzani, José Bento Suart Júnior

Última alteração: 2020-09-20

Resumo


Este artigo apresentamos a pesquisa realizada com a aplicação de experimentos químicos no Instituto dos cegos de Apucarana, com a proposta metodológica de oficina temática sobre preparação do pão caseiro. O principal objetivo da pesquisa foi ensinar conceitos de densidade e cinética química. As atividades experimentais foram relacionadas com o processo fermentativo, são elas: atividade dos tubos de vitamina C, “afunda ou boia?”, estrutura molecular adaptada do álcool etílico e dióxido de carbono e a preparação do pão e bolo. Para a elaboração da oficina encontrou a necessidade de aprofundar em questões significativas do ensino de química para deficientes visuais, portanto realizou um levantamento bibliográfico de 45 artigos encontrados em buscadores periódicos como CAPES e Google Acadêmico. Percebeu com a pesquisa que alguns dos conteúdos não são de total acesso aos alunos deficientes visuais. Com a implementação da oficina, observou a imprescindível necessidade de aulas adaptadas sobre conteúdos da química, sobretudo a prática auxiliou na socialização do instituto com os alunos participantes do projeto e permitiu a inclusão dos alunos no processo de ensino aprendizado.

Palavras-chave


Preparo de Pão; Fermentação; cinética química; densidade; ensino inclusivo.

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