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Análise de um Componente Estrutural de uma Carroceria de Caminhão pelo Método dos Elementos Finitos
Matheus Vicente Pereira

Última alteração: 2020-08-13

Resumo


O mercado de matéria prima florestal brasileiro tem grande influência na economia do país. A logística do transporte destes insumos florestais é feita quase que exclusivamente pelas redes rodoviárias.  A carroceria dos caminhões utilizados nesse transporte é o fueiro. Apesar da ampla utilização dessa configuração de carroceria, são verificados casos de deformações plásticas na estrutura. Com objetivo de compreender melhor o comportamento nessa situação e assim conseguir propor uma solução, desenvolveu-se o presente trabalho. Utiliza principalmente do MEF (Método dos elementos Finitos). Os resultados indicam que para a viga falhar de forma estática é necessário um esforço muito superior ao sofrido. A falha dinâmica ocorre próxima aos resultados obtidos. Constata-se uma estrutura superdimensionada para esforços estáticos e subdimensionada para dinâmica. O estudo ainda indica uma maneira para realizar uma otimização

Palavras-chave


Modelagem; Dinâmica Estrutural; Convergência

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