Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Como alunos de quintos e sextos anos usam a linguagem para resolverem questões matemáticas
CARLOS HENRIQUE SMEK

Última alteração: 2020-09-20

Resumo


A passagem do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental é uma questão que preocupa os órgãos e instituições envolvidos, uma vez que acarreta em mudanças importantes na vida escolar dos alunos. Um dos aspectos para os quais devemos nos atentar é a linguagem. Nosso objetivo, nesse contexto, é investigar como alunos de quinto e de sexto ano do Ensino Fundamental usam a linguagem para resolverem questões matemáticas. Para isso propomos a alunos de 2 quintos e 4 sextos anos do Ensino Fundamental algumas questões matemáticas, cujas respostas são analisadas à luz de considerações filosóficas de Ludwig Wittgenstein, particularmente em sua obra Investigações Filosóficas. As análises sugerem que os alunos buscaram em suas experiências conhecimentos possíveis de serem utilizados na resolução das questões e quando não conheciam como proceder tentaram inferir uma regra para seguir, o que sinaliza a necessidade de se pensar a continuidade nos estudos dessas séries.

Palavras-chave


Educação Matemática. Ensino Fundamental. Linguagem.