Tamanho da fonte:
SOBRE O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DO QUINTO PARA O SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DAS EXPECTATIVAS E VIVÊNCIAS DE ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE TOLEDO - PR
Última alteração: 2020-05-21
Resumo
Seja na literatura, seja na prática, diferentes dificuldades são apresentadas na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental, inclusive no que tange ao ensino e à aprendizagem da Matemática. Desse modo, empreendemos um projeto de pesquisa, apoiado pelo CNPq, sobre esta transição. Mais especificamente, no caso desta iniciação científica, temos como objetivo compreender as manifestações dos estudantes que estão a vivenciar a transição, no caso estudantes do quinto ano, e aqueles que estão em vias de finalizar o sexto ano, sobre suas expectativas ou experiências em relação ao processo de transição. A partir da observação participante, da realização de entrevistas e da produção de desenhos, buscamos realizar inferências sobre suas expectativas e impressões e, desse modo, verificar pontos a serem questionados e estudados para que possamos indicar futuras intervenções, de modo a contribuir para com a passagem do quinto para o sexto ano. Os dados apresentados sugerem forte influência do discurso docente sobre a próxima etapa escolar nas expectativas dos alunos bem como uma tensão e uma ansiedade dos alunos em relação ao desconhecido, ao sexto ano, dentre outros aspectos. Portanto, o medo e a ansiedade, assim como boas expectativas e lembranças permeiam os dados da pesquisa.
Palavras-chave
Transição do 5° para o 6° ano; Análise de desenhos; Análise de Entrevista; Educação Matemática; Ensino de Matemática.