Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Análise experimental do teor de cimento asfáltico de petróleo na resistência à compressão radial de concreto betuminoso usinado a quente.
Ariana Ramos Tiburcio, Carlos Eduardo Tino Balestra, Jonathan Luiz Giron

Última alteração: 2020-05-23

Resumo


O concreto asfáltico é utilizado para revestimento de vias proporcionando aumento da resistência. Este é composto por uma mistura de agregados e ligante asfáltico usinado a quente. Assim, o presente trabalho busca determinar, de acordo com o método de ensaio Marshall, a estabilidade, que pode ser definida como a resistência máxima a compressão radial e a fluência, que corresponde à deformação total apresentada pelo corpo de prova. Através deste ensaio busca-se estabelecer a melhor quantidade de cimento asfáltico de petróleo, buscando melhorar a qualidade do concreto betuminoso a ser utilizado para pavimentação na cidade de Toledo-PR. Para isso foram moldados corpos de prova de concreto asfáltico variando o teor de ligante utilizado 5,5% (porcentagem utilizada nos pavimentos de Toledo-PR) e 6,0% (para avaliar se houve melhorias nos pavimentos). Os resultados mostraram que concretos betuminosos dosados com base nos traços para pavimentação grossa, com maior teor de ligante tendem a apresentar maior resistência e fluência em relação ao teor menor de ligante. Desta forma, foi possível concluir que, um aumento na quantidade de ligantes, proporcionou o aumento da capacidade aglomerante deste concreto obtendo então melhores resultados com o teor de 6,0% de ligante na mistura.


Palavras-chave


Cimento asfáltico. Resistência. Pavimentos betuminosos.

Texto completo: PDF