Última alteração: 2020-05-23
Resumo
O concreto asfáltico é utilizado para revestimento de vias proporcionando aumento da resistência. Este é composto por uma mistura de agregados e ligante asfáltico usinado a quente. Assim, o presente trabalho busca determinar, de acordo com o método de ensaio Marshall, a estabilidade, que pode ser definida como a resistência máxima a compressão radial e a fluência, que corresponde à deformação total apresentada pelo corpo de prova. Através deste ensaio busca-se estabelecer a melhor quantidade de cimento asfáltico de petróleo, buscando melhorar a qualidade do concreto betuminoso a ser utilizado para pavimentação na cidade de Toledo-PR. Para isso foram moldados corpos de prova de concreto asfáltico variando o teor de ligante utilizado 5,5% (porcentagem utilizada nos pavimentos de Toledo-PR) e 6,0% (para avaliar se houve melhorias nos pavimentos). Os resultados mostraram que concretos betuminosos dosados com base nos traços para pavimentação grossa, com maior teor de ligante tendem a apresentar maior resistência e fluência em relação ao teor menor de ligante. Desta forma, foi possível concluir que, um aumento na quantidade de ligantes, proporcionou o aumento da capacidade aglomerante deste concreto obtendo então melhores resultados com o teor de 6,0% de ligante na mistura.