Última alteração: 2020-09-20
Resumo
RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de descrever a Prática pedagógica de ensino por investigação desenvolvida em uma turma de engenharia de uma universidade pública localizada no norte do Paraná. Na ocasião eu juntamente com minha orientadora e outros colaboradores do nosso projeto de pesquisa auxiliamos os grupos de alunos formados durante desenvolvimento das atividades a sanarem suas dúvidas acerca do conteúdo vetores e suas propriedades. Foram utilizados três dias de aula totalizando 6 aulas para a investigação destes conceitos e na sequência foi aplicado um teste de conhecimento. O resultado deste teste nos permitiu constatar que 83% dos alunos tiveram aproveitamento acima da média utilizada para aprovação na disciplina, Com base em nosso estudo teórico, na observação do desenvolvimento da prática e na análise dos resultados, inferimos que o ensino por investigação foi um grande aliado para a aprendizagem dos conceitos em pauta.
PALAVRAS-CHAVE: ensino por investigação. vetores e propriedades. prática pedagógica.
ABSTRACT
This work has the objective to describe a teaching by investigation pedagogical practice, developed in engineer class of a public university located in north Paraná. In occasion I and my teacher and the other contributors of search project, we participated this learn method helping the students groups formed during to development to activity to heal your doubts of vectors and your properties , so three day were used of classes were used , totality six classes to investigate this concepts and in sequence was applied a knowledge exam. The result this exam we allowed to find 83% this students had harnessing above the average utility to approval in the subject, so in our studies, we infer the teaching by investigation was a good ally to learn the concepts mentioned it.
KEYWORDS: teaching by investigation. Vectors and your properties. Pedagogical practice.