Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Uso do Geogebra na organização de tarefas para aulas de Cálculo Diferencial e Integral
Daniel Daré Luziano da Silva, André Luis Trevisan

Última alteração: 2020-05-21

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar um material de apoio para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral I norteado pelo uso da ferramenta de construção gráfica Geogebra. O conteúdo do material é resultado de pesquisas anteriores dos autores e orientação do segundo autor, bem como desenvolvido com foco a conduzir de forma coordenada e coerente ao objetivo do capítulo, iniciando com a discussão de uma situação-problema associada à um aplicativo no software Geogebra. O texto se utiliza ainda de secções indagativas e de aprofundamento do tópico, bem como definições provisórias nos capítulos iniciais que são retomadas, aprimoradas e sistematizadas em capítulos posteriores. Foram produzidos sete capítulos iniciais. O material é inovador, uma vez que foge às estruturas convencionais de livros de cálculo e serve de base de estudos para estudante em um ambiente de ensino e aprendizagem pautado em episódios de resolução de tarefas e de estrutura “não usual” de ensino de cálculo.

Palavras-chave


Material Didático. Engenharia - Estudo e ensino. Aprendizagem.

Texto completo: PDF