Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Uma análise sobre temas matemáticos no Plano de Estudos
Amanda Araújo Coelho Nogueira, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa

Última alteração: 2020-11-18

Resumo


Este artigo tem como objetivo realizar uma análise crítica sobre a organização curricular, especificamente de Matemática, do Plano de Estudos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do estado do Paraná. Esse documento é uma proposta curricular organizada em complexos de estudo, inspirada nas Escola-Comuna da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, destinada aos anos finais do Ensino Fundamental de escolas do campo localizadas em áreas de Reforma Agrária do estado do Paraná. Concluímos que os conteúdos ali presentes são muito próximos do que é indicado por outros documentos curriculares, como as Diretrizes Curriculares Estaduais da Educação Básica do Paraná.


Palavras-chave


Educação do Campo; Complexos de Estudo; Currículo.

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