Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
O discurso das metodologias ativas
Matheus M. Souza, Carina Merkle Lingnau

Última alteração: 2020-11-13

Resumo


Este é um trabalho concernente ao programa de iniciação científica voluntária da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), realizada no campus Francisco Beltrão. O objetivo é comunicar a pesquisa desenvolvida no período de um ano que versou sobre o discurso das metodologias ativas. Utilizou-se para a metodologia do trabalho a pesquisa bibliográfica, documental e a base teórica foucaultiana. Como resultados da experiência houve participação em encontro de alunos de iniciação científica, com palestra sobre as metodologias a partir dos debates foucaultianos, além de discussões semanais sobre textos específicos da área do discurso, assim como das metodologias ativas. No que diz respeito aos resultados da pesquisa realizada verificamos que o discurso das metodologias ativas abrange uma série de questões como a praticidade das atividades e o envolvimento maior dos professores e alunos no que se ensina/aprende. Com o auxílio da base teórica foucaultiana percebeu-se como o discurso que envolve a cultura das metodologias ativas é formado por regras que não podemos ver, mas que estão ligadas à época da sociedade em que vivemos. Nesse sentido, pode-se concluir que é preciso levar em conta o discurso científico junto às metodologias ativas, respeitando a prática como parte do errar/acertar.

Palavras-chave


Pesquisa. Ciência.Educação.