Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Metodologias ativas e sua relação com o discurso de Foucault
ANDRESSA GABRIEL GABRIEL BONAVIGO, Carina Merkle Merkle Lingnau

Última alteração: 2020-10-28

Resumo


Michel Foucault foi um estudioso do século XX. Apesar de ter atuado no séculopassado, seus pensamentos são excepcionalmente atuais, e encaixam perfeitamenteem nossa época atual. A partir de seus pensamentos, é notável a íntima relação entre odiscurso e poder atuante em nosso entorno, tal qual a complexidade do mesmo. Dessaforma, o objetivo desse trabalho foi relacionar o discurso foucaultiano, e o poder queele exerce sobre a nossa sociedade, juntamente com os conceitos das metodologiasativas no campo educacional. Para a metodologia foram utilizadas a pesquisabibliográfica, pesquisa documental e análises sob o viés da análise do discursofoucaultiano. Como resultados foi verificado a importância das metodologias ativas, asquais são fundamentais no processo de aprendizado individual e coletivo. Além disso,foi percebido o poder do discurso nas metodologias educacionais vigentes uma vez quepara Foucault a educação é uma forma política que visa interesses na manutenção deum certo discurso.

Palavras-chave


Educação. Poder. Ensino Superior.

Texto completo: PDF