Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Gerenciamento de projeto em iniciação científica utilizando o guia PMBOK
Emilly Zucunelli Krepkij, Sandra Regina da Silva Pinela, Leomar Caetano de Oliveira, Marcos Roberto Bombacini

Última alteração: 2020-11-05

Resumo


A principal contribuição deste artigo é mostrar como o gerenciamento de projetos pode influenciar a pesquisa de iniciação científica de uma universidade. Os dados foram coletados por meio de reuniões e relatórios entregues pelas partes interessadas no projeto intitulado “Otimização do fluxo de veículos de carga para a indústria de transformação do município de Toledo-PR”. As tarefas foram baseadas no guia PMBOK e, para cumpri-las, uma equipe multidisciplinar foi estruturada com alunos e professores de diferentes cursos de graduação e ensino médio. O software Microsoft Project foi usado para definir as atividades e seus prazos em todos os processos. Os resultados do aprendizado puderam ser verificados, de forma a auxiliar outros projetos de pesquisa, principalmente como base para o plano de risco. Um dos maiores desafios enfrentados pela equipe do projeto foi a comunicação eficaz, devido ao trabalho remoto causado pela pandemia do COVID-19. Os impactos mais significativos foram o cancelamento de plano de trabalho e atraso na entrega de algumas tarefas. Finalmente, o objetivo geral deste estudo foi cumprido e o gerenciamento do projeto foi fundamental para a criação de alternativas no sentido de realizar entregas essenciais do projeto. Concluiu-se, então, que o gerenciamento de projetos pode ser aplicado também em pequenos projetos de pesquisa científica.


Palavras-chave


Gestão de projetos; Project Management Institute; Project Management Body of Knowledge; Otimização do fluxo de veículos de carga.

Texto completo: PDF