Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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O uso de impressora 3D na inclusão de deficientes visuais na educação matemática
Thiago Roberto dos Santos, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Albino Szesz Junior

Última alteração: 2020-11-18

Resumo


 

O artigo apresenta uma abordagem sobre a educação matemática para estudantes com deficiência visual. O ensino dessa disciplina ainda é um grande desafio para um professor do ensino regular mediante a despreparação dos profissionais e da própria instituição de ensino. O objetivo deste estudo é incorporar no meio escolar, materiais didáticos planejados que contribuam para a apropriação dos conceitos matemáticos pelos estudantes com deficiência visual. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o aprendizado de alunos com deficiência visual e os obstáculos existentes no processo de ensino, dentre eles, a dificuldade com processos como leitura, dificuldades de socialização com outros alunos e problemas na metodologia de ensino utilizada pelos professores. A partir desses estudos, utilizando um software de modelagem, foram desenvolvidos dois materiais manipuláveis: adição e subtração de polinômios e dominó da tabuada. Os materiais foram projetados contendo principalmente recursos táteis, isto é, texturas e escritas em braile, importantes para o aprendizado quando trabalhamos com deficientes visuais. Utilizando uma impressora 3D, esses materiais didáticos foram impressos, e foram criados planos de aula para sua aplicação em sala. Esses materiais, aliados a uma metodologia de ensino inclusiva, podem contribuir para a apropriação dos conceitos matemáticos pelos estudantes com deficiência visual.

PALAVRAS-CHAVE: Impressão 3D. Material didático. Ensino. Deficiência visual.

ABSTRACT

The article presents an approach about the mathematical education with visually impaired students. This subject’s teaching is still a great challenge to a regular education’s teacher, because of both institutional and professional unpreparation. This studies’ objective is to insert in school, didactic materials planned to contribute with the mathematical concepts’ understanding by visually impaired students. For this purpose, a bibliographic study about scholars with visual disabilities was made: the obstacles in their teaching process, the difficulty in their reading process, the obstacles in socializing with their classmates and problems with the teaching methodology applicated by the teachers. Based on those studies, using a modeling software, two materials were made: soma e subtração de polinômios and domino da tabuada. They were planned to contain tactile resources as textures and braille writings, which are important features when working with blind people. Using a 3D printer, the materials were printed, and lesson plans were created to its application. Those materials, combined with an inclusive teaching methodology, may contribute with the interpretation of mathematical concepts by visually impaired students.

KEYWORDS: 3D printer. Didactic material. Teaching. Visual impairment.


Palavras-chave


Impressão 3D; Material didático; Ensino; Deficiência visual

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