Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
O ensino de Biologia Celular e Genética no ensino básico: uma revisão de literatura
TAINAH YASMIN DE PAULA BEQUER, ELIZABETE SATSUKI SEKINE, LIA MARIS ORTH RITTER ANTIQUEIRA

Última alteração: 2020-11-18

Resumo


A biologia é uma disciplina que trabalha com grande variedade de conteúdos e conceitos. Muitos deles são abstratos e requerem grande empenho dos alunos para sua total compreensão. Tal fato pode ser observado ao se ensinar Biologia Celular e Genética que muitas vezes se torna um processo mecânico de memorização de conteúdo. O objetivo deste trabalho foi investigar o processo de aprendizado em biologia celular e genética em ciências e biologia. Para isso foi realizada leitura nos documentos legais de âmbito nacional e também em artigos publicados. Os dados provenientes da revisão dão subsídio para investigações sobre o ensino de Biologia e Genética nas escolas. Este âmbito de pesquisa contribui que é  importante realizar pesquisas na área do ensino, pois elas contribuem para a identificação dos fatores que impedem e de que maneira podem impedir o aprendizado efetivo dos alunos, auxiliando na construção de práticas de ensino que visem superar as lacunas e dificuldades geradas no processo de aprendizagem, além de contribuir com o trabalho do professor em sala de aula.


Palavras-chave


Biologia; Aprendizagem; Defasagem

Texto completo: PDF