Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Inteligência artificial aplicado em dados de non-coding RNAs
Thaysla Fernanda Gomes da Cruz, Alexandre Rossi Paschoal

Última alteração: 2020-10-30

Resumo


Os miRNAs são pequenos ncRNAs que possuem um papel fundamental na regulação dos genes, o qual diversos processos biológicos nas células animais/vegetais estão sob controle do miRNA. Para que o miRNA se torne maduro e apto a desempenhar seu papel regulatório, sua biogênese canônica é constituída de duas clivagens. Alguns estudos em organismos modelos identificaram uma subclasse de miRNAs, denominada Mirtrons, originadas de uma biogênese de via não canônica que elimina a clivagem de Drosha.

Os Mirtrons também participam de diversos processos regulatórios e são potenciais silenciadores de doenças. Apesar das semelhanças entre mirtrons e miRNAs canônicos, uma comparação entre suas diferenças estruturais permitem a compreensão quanto a forma como os processos biológicos são regulados. Além disso, devido as diferenças entre essas classes, preditores de miRNAS não são hábeis a realizar a predição de Mirtrons.

Nesse projeto foi realizada uma coleta de dados de mirtrons e microRNAs, bem como a extração de características identificadas pelo estado da arte como distintas entre as classes, a redução de um grande número de características pelo método SFS e por fim o treinamento de um classificador de aprendizado supervisionado denominado Random Forest que realiza a distinção das classes de forma automatizada.


Palavras-chave


Aprendizado do computador. Bioinformática. Biologia molecular. Inteligência artificial.

Texto completo: PDF