Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Análise e discussão da produção escrita de alunos em uma prova escrita de cálculo diferencial e integral III
Kádimo Augusto da Silva Souza, Marcele Tavares Mendes

Última alteração: 2020-11-21

Resumo


Neste artigo apresentamos uma discussão ancorada em uma prática avaliativa que se põe a serviço dos processos de ensino e de aprendizagem. A prática avaliativa descrita e analisada teve seus dados coletados a partir da realização de uma prova escrita de Cálculo Diferencial e Integral por alunos de um curso de engenharia de uma universidade federal cujo conteúdo se referia a Integrais de Linha. A partir das produções dos alunos e de uma análise descritiva, buscou-se reconhecer se os erros encontrados nas produções estavam associados a dificuldades de utilizar conceitos específicos (novos) trabalhados na disciplina, ou a utilização de procedimentos desenvolvidos em disciplinas cursadas em semestres letivos anteriores, como Geometria Analítica e Cálculo Diferencial e Integral I e II. Por fim, reconheceu-se que grande parte das dificuldades apresentadas, cerca de 75%, estavam relacionadas a conceitos que foram estudados anteriormente, dificuldades que interferem o aprendizado dos conceitos específicos da disciplina e o desenvolvimento das produções escritas dos alunos. As produções escritas dos alunos, em especial seus erros, são evidenciados no trabalho enquanto recurso para o professor regular seu processo de ensino e para os alunos regularem seus processos de aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Cálculo. Avaliação da Aprendizagem. Análise da Produção Escrita.


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