Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Problem Based Learning (PBL) no ensino de Estatística: Análise da percepção dos alunos em um curso de Engenharia
Lucas Gabriel Silva Perseguin, Guataçara dos Santos Junior

Última alteração: 2020-11-18

Resumo


Este estudo visa por meio do método de revisão sistemática de literatura Methodi Ordinatio, avaliar e analisar a influência da metodologia de ensino Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning - PBL) no ensino de Estatística para alunos de Engenharia, com base em artigos específicos do assunto e artigos gerais sobre a metodologia PBL, visto a necessidade de adequação do ensino às exigências tecnológicas e do mercado de trabalho. Tal análise possibilita chegar à conclusão de que a metodologia PBL ao ser aplicada na situação em questão traz grandes frutos para o aprendizado assim como o esperado por estudos da aplicação da metodologia em outras situações, porém podendo gerar melhora até mesmo na aprendizagem direta da matéria quando medida por testes.

Palavras-chave


Revisão sistemática; Ensino de Estatística; Aprendizagem Baseada em Problemas

Texto completo: PDF