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Estudo de Algoritmos de Otimização de Grade Horária Escolar
Leonardo de Souza Mateus, Vagner Alexandre Rigo

Última alteração: 2020-10-30

Resumo


O escalonamento de horário escolar em instituições de ensino é sempre uma atividade periódica e árdua para os coordenadores e equipe pedagógica, pelo fato do grande número de possibilidades e à necessidade de satisfazer diversos recursos e diversas restrições da instituição, que em sua maioria são conflitantes entre si. Esse típico problema é conhecido na literatura como School Timetabling Problem (STP) e de acordo com estudos publicados o meio computacional mais viável para se encontrar uma solução é através de algoritmos de otimização e ou evolucionários. Sendo assim, o artigo realiza um estudo dos três principais algoritmos aplicados nesse contexto, sendo eles os Algoritmos Genéticos, Greedy Randomized Adaptive Search Procedure e Simulated Annealing com a finalidade de propor um algoritmo para ser desenvolvido em trabalhos futuros, visto que, no Brasil mesmo não dispondo de dados oficiais estima-se que a maioria das escolas não possui uma ferramenta computacional para auxiliar neste processo. E concluiu-se com base nesse estudo e de trabalhos correlacionados que os algoritmos genéticos têm grandes vantagens devido a sua fácil modelação e por possibilitar diversas formas de implementação, atendendo sem muitas dificuldades todas as restrições e os recursos de uma determinada instituição.

Palavras-chave


Algoritmos genéticos. Otimização combinatória. Grade Escolar. Otimização.

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