Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Associação das emoções ao consumo de queijo colonial
Eduardo Pozzer dos Santos, Juliana Steinbach, Vânia de Cássia da Fonseca Burgardt

Última alteração: 2020-11-18

Resumo


O uso de das emoções em analise sensorial de alimentos vem ganhando espaço, devido ao fato de as emoções que os mesmos causam nos consumidores pode ser grandes auxiliares para o desenvolvimento ou melhoramento dos produtos. Atualmente não existe métodos de questionários padrão para aplicação desse teste, mas o métodos como léxico de emoções são utilizados pois são mais fáceis de se entender a relação das emoções do consumidor com o produto. O queijo colonial é um dos queijos de maior consumo na região sudoeste do Paraná devido a heranças culturais, mas a falta de padrão em sua produção é um problema. Sendo assim a análise sensorial é uma grande aliada para o desenvolvido desses queijos. A aplicação do teste de emoções em consumidores visou obter as emoções causadas em consumidores, sendo que em quem já consumia o queijo colonial a maioria das emoções foi positiva, porém em quem não consumia as emoções predominantes foram negativas.

Palavras-chave


Queijo colonial; Emoções; Análise sensorial