Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para o ensino de matemática nas séries finais do Ensino Fundamental II
Beatriz Gomes de Moraes, Armando Paulo da Silva

Última alteração: 2020-11-06

Resumo


Neste trabalho buscamos correlacionar o ensino de conceitos matemáticos de conteúdos presentes na Base Nacional Comum Curricular – BNCC das séries finais do Ensino Fundamental com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC, de modo que quando bem utilizadas potencializem o processo de ensino-aprendizagem do aluno. Uma vez que a escola deve formar os futuros cidadãos para que se integrem a sociedade, assim se faz necessário o uso da tecnologia nesse processo de formação, já que a mesma faz parte da vida social e profissional. Afim de compreender o uso das TDIC nas séries finais do Ensino Fundamental, foram realizados levantamentos em trabalhos publicados no Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM e no Encontro Paranaense de Educação Matemática – EPREM, de modo que mesmo utilizadas como recurso didático, alcancem os objetivos propostos do conteúdo a ser trabalhado. Assim, visando a melhoria da Educação Matemática, foram selecionados alguns softwares livres que podem beneficiar a aprendizagem de conceitos matemáticos de forma dinâmica e atrativa.

Palavras-chave


Ensino Fundamental; Tecnologia; Educação Matemática

Texto completo: PDF