Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Análise de desempenho de jogos de raciocínio lógico para atividades educacionais
Elisie Pialarissi, Mirela Marchiori Bortoli, Isabelle Gonçalves de Oliveira Prado, Simone Garbelini Parro Pialarissi, Danielle Gonçalves de Oliveira

Última alteração: 2020-11-06

Resumo


Com os avanços nos estudos e a abundância de possibilidades, várias metodologias são aplicadas no ensino-aprendizagem de diversas matérias e em diversas idades para que as crianças fixem os conteúdos de maneira deleitosa e satisfatória. Os jogos são uma opção pedagógica que podem ser empregados em vários momentos na sala de aula com o intuito de explicar, ilustrar, revisar ou avaliar o que foi aprendido. O presente trabalho apresenta algumas atividades desenvolvidas ao longo do ano como criação de jogos e listas de exercícios inéditas. Para cada material criado foram realizados estudos e feitos aprimoramentos para serem disponibilizados da melhor forma e qualidade, buscando sempre inserir a matemática no cotidiano de cada estudante de forma prazerosa e lúdica, incentivando o gosto pelos estudos, além de contribuir no desempenho escolar. Como resultado tem-se a criação de listas com alguns temas de matemática e raciocínio lógico. Cada lista contém seis questões, além de gabaritos explicativos. No decorrer do projeto novas habilidades puderam ser descobertas e colocadas em prática, além de proporcionar o crescimento pessoal de todos envolvidos.


Palavras-chave


Jogos; Ensino; Matemática

Texto completo: PDF