Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Metodologias Ativas no ensino da Matemática: buscando possibilidades nas pesquisas acadêmicas brasileiras
Anna Luiza Zucco, Janecler Aparecida Amorin Colombo

Última alteração: 2020-11-06

Resumo


O projeto de pesquisa “Metodologias Ativas: possibilidades de ensino e aprendizagem da Matemática” tem como objetivo principal investigar sobre as metodologias ativas e compreender como elas vêm sendo interpretadas e utilizadas em aulas de matemática em contexto real de ensino.  Neste texto apresentam-se os dados referentes à investigação do tipo “revisão sistemática de literatura” em dissertações, teses e artigos do Banco de Teses da Capes, Domínio Público, SciELO, BDTD e no acervo de programas de pós-graduação em Ensino de Matemática e Educação que foram avaliados com conceitos 6 ou 7 pela Capes na última avaliação, procurando pelas pesquisas que utilizaram metodologias ativas no ensino de matemática. De modo geral, nota-se que este assunto começou a ser discutido e aplicado no ensino da matemática no Brasil recentemente, mas apesar disso, é possível observar que impactou positivamente nas turmas onde tais intervenções foram aplicadas.


Palavras-chave


Metodologias Ativas; Ensino de Matemática; Ensino ativo; Aprendizagem ativa.

Texto completo: PDF