Última alteração: 2020-10-28
Resumo
Este artigo aborda o tema do ensino da Geometria nos cursos de graduação em Engenharia Civil e em Arquitetura e Urbanismo, adotando-se como recorte a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A pesquisa partiu do seguinte problema: como o ensino da Geometria tem estado presente nas matrizes curriculares dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR? O principal objetivo deste artigo é apresentar um mapeamento da distribuição das disciplinas que versem sobre a Geometria, de tal forma que possa evidenciar como os saberes desse campo do conhecimento matemático tem estado presente nas matrizes curriculares dos cursos supracitados, nos diferentes campi da UTFPR. Metodologicamente, este artigo é fruto de uma pesquisa predominantemente descritiva, bibliográfica e documental, uma vez que foram levantadas as matrizes curriculares dos cursos pesquisados, as quais foram submetidas à análise de conteúdo. Ao final, percebe-se uma concentração expressiva da Geometria nos anos iniciais dos cursos e uma dispersão do conteúdo em diferentes disciplinas.