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Potencial de melhoria da qualidade do ar urbano no interior do estado de São Paulo
Hugo Salvador Guidugli, Patricia Krecl

Última alteração: 2020-11-23

Resumo


Este estudo focou na qualidade do ar de 13 municípios do interior do estado de São Paulo antes e durante a greve geral dos caminhoneiros em maio de 2018. Foram analisadas as concentrações horárias de vários poluentes atmosféricos (NOx, MP10, MP2,5, O3 eSO2) medidos nas estações da rede de monitoramento da CETESB. Comparando os 20 dias anteriores à greve e o dia mais limpo da greve, observamos as maiores reduções das concentrações médias diárias para o NOx (10-68%), seguidas pelo MP10 (4-51%) e MP2,5 (13-39%). Esses poluentes são maiormente oriundos de atividades antrópicas, especialmente processos de combustão no caso do NOx. Já os poluentes secundários (O3 e SO2) apresentaram redução ou aumento dependendo da estação de monitoramento. Essa paralisação ofereceu condições sem precedentes para analisar o impacto da redução das emissões antrópicas na qualidade do ar. Esses resultados mostram o potencial de redução das emissões humanas e como ações governamentais de controle da poluição atmosférica, poderiam rapidamente melhorar a qualidade do ar.


Palavras-chave


Poluição atmosférica. Urbanização. Trânsito Urbano.