Tamanho da fonte:
Avaliação de uma sala de Escape Room por meio de Rubricas
Última alteração: 2020-11-21
Resumo
Este trabalho tem por finalidade apresentar as rubricas criadas para avaliar as competências mobilizadas por estudantes nas experiências de uma escape room, nas aulas de química da educação básica. A pesquisa foca na construção de rubricas de avaliação de/por competências com base nas competências determinadas pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, a saber: explicar fenômenos cientificamente; avaliar e planejar investigações; interpretar dados e evidências cientificamente. Como indicadores, usamos os tipos de habilidades esperados nas três competências exigidas para o letramento científico segundo este programa. As rubricas criadas permitem avaliar os conhecimentos e as habilidades dos estudantes em relação a suas capacidades de analisar, raciocinar e refletir ativamente sobre seus conhecimentos e experiências para a solução de problemas do cotidiano no contexto de uma atividade lúdica. Além disso, elas permitem que os alunos sejam capazes, na experiência proposta, de avaliar seu próprio desempenho e conhecimento permitindo fazer uma autoc
Palavras-chave
Jogos de Fuga; Competências; Indicadores de avaliação
Texto completo:
PDF