Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Avaliação de uma sala de Escape Room por meio de Rubricas
Mário Rodrigues Pimenta Netto, Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori, Antonio Aparecido Vital Junior, Bianca Nichelle, Bruno Henrique Martarello Rezende, Caroline Zucco Salton

Última alteração: 2020-11-21

Resumo


Este trabalho tem por finalidade apresentar as rubricas criadas para avaliar as competências mobilizadas por estudantes nas experiências de uma escape room, nas aulas de química da educação básica. A pesquisa foca na construção de rubricas de avaliação de/por competências com base nas competências determinadas pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, a saber: explicar fenômenos cientificamente; avaliar e planejar investigações; interpretar dados e evidências cientificamente. Como indicadores, usamos os tipos de habilidades esperados nas três competências exigidas para o letramento científico segundo este programa. As rubricas criadas permitem avaliar os conhecimentos e as habilidades dos estudantes em relação a suas capacidades de analisar, raciocinar e refletir ativamente sobre seus conhecimentos e experiências para a solução de problemas do cotidiano no contexto de uma atividade lúdica. Além disso, elas permitem que os alunos sejam capazes, na experiência proposta, de avaliar seu próprio desempenho e conhecimento permitindo fazer uma autoc

Palavras-chave


Jogos de Fuga; Competências; Indicadores de avaliação

Texto completo: PDF