Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Uso do Python como ferramenta de ensino de termodinâmica
Matheus Henrique Schwarz Silva, Lisandra Ferreira de Lima, Admilson Lopes Vieira

Última alteração: 2020-11-11

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um código computacional em Python para estimativas de propriedades termodinâmicas utilizando equações de estado. O algoritmo desenvolvido permite a estimativa do volume molar, fator de compressibilidade, entalpia e entropia entre dois estados termodinâmicos de um gás puro. Foi desenvolvida uma interface gráfica para facilitar a visualização dos dados. Os dados foram testados exaustivamente com base na literatura. O resultado final foi uma ferramenta de fácil e rápida utilização, com alta confiabilidade para servir tanto como facilitador do processo ensino aprendizagem de conceitos Termodinâmicos como ferramenta para solução de problemas industriais.


Palavras-chave


Ensino; Termodinâmica; Python