Última alteração: 2020-11-05
Resumo
Os veículos elétricos tem ganhado um espaço considerável no setor automotivo, isto porque são uma forma eficiente de diminuir os efeitos que este setor causa no meio ambiente e na sociedade como um todo. O sistema de um veículo elétrico é composto por uma fonte de energia portátil química ou eletromagnética e um esforço de tração que, neste caso, é o motor elétrico. Este trabalho propõe um modelo de um sistema de armazenamento de energia híbrido através de uma associação de baterias e supercapacitores com o objetivo de aumentar a autonomia do veículo e diminuir o desgaste dos elementos que compõem o sistema. Além de reproduzir e simular a modelagem de uma bateria de íon-lítio através de um modelo eletroquímico para aplicação em sistemas de gerenciamento de energia de veículos elétricos. Os dados obtidos representam de forma satisfatória o comportamento de carga e descarga de uma bateria em uma situação real e com isso, é possível concluir que o modelo de bateria pode ser utilizado na simulação do sistema de armazenamento de energia híbrido proposto.