Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Escape da Realidade: roteiro para planejamento e desenvolvimento de salas de fuga no Ensino de Química
Bruno Henrique Martarello Rezende, Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori, Antonio Aparecido Vital Junior, Bianca Nichelle, Caroline Zucco Salton, Mario Rodrigues Pimenta Netto

Última alteração: 2020-11-21

Resumo


Propomos no presente trabalho um esquema para orientação acerca do percurso que deve ser trilhado ao se pensar e elaborar uma atividade de escape room com fins pedagógicos. Para tanto, a elaboração desse roteiro levou em consideração a necessidade da proposição de competências, enredo e narrativa, desafios a serem realizados, pistas e elementos dos jogos, regras, o ambiente, tensões e controvérsias, questões motivadoras, tecnologias, entre outros elementos que devem ser utilizados pelo professor ao planejar e desenvolver o jogo. O desenho aqui proposto apresenta detalhadamente cada etapa (definição do tema, construção do enredo, definição de objetivos pedagógicos, elaboração dos puzzles, estabelecimento de regras, ambientação, realização da experiência) e suas justificativas, sem pormenorizar qualquer que seja, durante o planejamento e execução do jogo. Acreditamos que o jogo no formato escape room no ensino coloca o aluno no papel de protagonista, ao propor uma abordagem investigativa, contextualizada e que desenvolve nos participantes soft skills, exigidas nos ambientes corporativos e essenciais para a construção crítica e reflexiva do indivíduo.

Palavras-chave


Escape Room; Aprendizagem baseada em jogos; Educação Química

Texto completo: PDF