Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
A Geometria no Ensino Médio e os futuros alunos de Engenharia Civil
Maria Eduarda Moreira Braz, Rodolfo Eduardo Vertuan, Frederico Braida, Thainara Leticia Stein

Última alteração: 2020-11-21

Resumo


Este artigo aborda o tema do ensino da Geometria no Ensino Médio, com vistas à formação de alunos mais bem preparados para cursar a graduação em Engenharia Civil. A questão discutida é: quais os conteúdos da Geometria devem ser enfocados no Ensino Médio e como eles podem ser ensinados a fim de contribuir para a formação de alunos que queiram cursar a graduação em Engenharia Civil? O principal objetivo é apresentar uma atividade que envolve os conteúdos de projeção ortográfica, tema muito presente na formação de engenheiros civis. A metodologia deste artigo contempla, principalmente, as pesquisas bibliográfica, documental e iconográfica, as quais fundamentam a proposição das atividades didáticas. Também foi realizada uma entrevista com os professores de Expressão Gráfica e de Desenho Arquitetônico do Curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), do campus de Toledo. Ao final, acredita-se que a atividade proposta possa despertar o interesse dos alunos para compreender algumas aplicações práticas das projeções ortográficas no cotidiano.

Palavras-chave


Educação; Matemática; Currículos.

Texto completo: PDF