Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Artistas Contemporâneos e suas obras como potenciais para o Ensino de Ciências Naturais
Leticia de Moraes Bussi, Awdry Feisser Miquelin

Última alteração: 2020-11-06

Resumo


Este trabalho narra o resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica que faz parte de uma das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisas em Arte, Ciência e Tecnologia (GPACT) do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa, cujo objetivo é investigar acerca da complexidade que a Arte e Ciência possuem dentro do contexto escolar.  Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de trabalhos que conectam essas duas áreas em conjunto com questões envolvendo obras (inclui-se aqui, esculturas e fotografias) de artistas contemporâneos, Marc Quinn, Damien Hirst e Hunter Cole, que podem ser uma potencialidade para o Ensino de Ciência e Tecnologia. Percebemos então a conexão profunda que essas áreas possuem, além de encontrar artistas que se inspiram na Ciência para a criação de suas obras, proporcionando uma ampliação no processo de Ensino e Aprendizagem dentro do contexto escolar de Ciências Naturais.

 


Palavras-chave


Arte e Ciência; Artistas Contemporâneos; Ensino de Ciências

Texto completo: PDF