Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
A Geometria e a representação da casa por alunos do Ensino Médio
Thainara Leticia Stein, Rodolfo Eduardo Vertuan, Frederico Braida, Maria Eduarda Moreira Braz

Última alteração: 2020-11-21

Resumo


A casa, em seu sentido amplo, é um dos temas basilares para a constituição humana, por representar abrigo, segurança, proteção, lar, descanso, entre outros significados. Portanto, a casa, em geral, apresenta-se como um objeto de estudo fértil para diferentes campos do conhecimento. Neste artigo, partimos da seguinte questão: como os alunos do Ensino Médio podem construir os conhecimentos de Geometria a partir das representações da casa? O principal objetivo é apresentar uma possibilidade para exploração dos conteúdos de projeções ortográficas a partir da realidade dos alunos. A metodologia deste artigo contempla, principalmente, as pesquisas bibliográfica e iconográfica, as quais fundamentam a proposição didática. Ao final, acredita-se que a atividade proposta possa despertar o interesse dos alunos para compreender algumas aplicações práticas das projeções ortográficas no cotidiano, sobretudo no atual contexto em que estamos vivendo: de distanciamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, em que estamos permanecendo em nossas casas por longos períodos.

Palavras-chave


Educação; Matemática; Currículos.

Texto completo: PDF