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O livro didático de física e manual do professor: Análise das orientações didático-pedagógicas das coleções didáticas do PNLD
Gyovanne Zanetti Matuchaki, Alisson Antonio Martins

Última alteração: 2020-11-21

Resumo


O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), política governamental de compra e de distribuição de coleções didáticas a estudantes e professores das escolas públicas, prevê, em seus editais de seleção, o “Manual do Professor”, material que apresenta as concepções teórico-metodológicas das obras e as orientações didático-pedagógicas aos professores. A importância destes materiais para os processos que ocorrem na educação escolar tem motivado o desenvolvimento de pesquisas sobre os livros didáticos, contemplando uma variedade de temáticas, dentre elas, as que dizem respeito às características dos manuais do professor. Neste sentido, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa documental sobre as orientações presentes no Manual do Professor de nove coleções didáticas de Física do Ensino Médio. Os materiais utilizados para o desenvolvimento da pesquisa foram as coleções didáticas de Física selecionadas no PNLD 2018, em especial, o Manual do Professor presente em cada coleção e o Edital de Convocação do PNLD 2018, por meio de métodos e procedimentos da análise de conteúdo. Em síntese, os resultados apresentam indícios de atendimento às especificações do edital, num sentido de padronização das obras didáticas e, também, de suas orientações didático-pedagógicas.


Palavras-chave


Livros didáticos de Física; Manual do Professor; Ensino de Física.

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