Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Aplicação de metodologias de aprendizagem ativa e de técnicas inovadoras para a elaboração de tutoriais e dinâmicas de apoio ao ensino de redes de computadores em cursos de graduação
MONICA MAYUMI MADA, Daniel Fernando Pigatto

Última alteração: 2020-11-04

Resumo


A falta de recursos experimentais práticos para demonstrações no ensino de redes de computadores em cursos de Engenharias, Ciências da Computação e correlatos torna a prática de ensino limitada. Em pouco tempo os equipamentos de redes se tornam obsoletos e têm custos elevados para possibilitar constante troca. Graças a isso, os simuladores de redes se mostraram grandes aliados para a prática do ensino de redes. Entretanto, um simulador completo é difícil de ser encontrado para abordar todo assunto de redes de computadores. Para isso, o uso de computadores e microprocessadores de baixo custo, junto de softwares livres, permite elaborar atividades que irão auxiliar a fixação de conteúdo teórico passado pelos professores. Tutoriais para auxiliar o uso dessas ferramentas tornam seu uso prático, objetivo e acessível para os alunos. Este artigo apresenta uma revisão de trabalhos já realizados na área e cita possíveis caminhos para a melhoria do ensino de Redes de Computadores em cursos de graduação.


Palavras-chave


Tutoriais; Redes; Aprendizagem

Texto completo: PDF