Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Criação e validação de material didático para suporte à aprendizagem via método fônico
Jessy Kerolyne dos Santos, Olivia Maria Neves, Vera Vasilevski

Última alteração: 2020-11-08

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar um material didático criado para auxiliar na alfabetização escolar realizada via método fônico e demonstrar sua validade. A partir da observação de aulas na escola, planejou-se o material, que consiste em cartelas e livros. Cada cartela traz impressa uma letra, dígrafo ou encontro consonantal perfeito do sistema alfabético do português brasileiro, formando uma espécie de jogo. Elas são confeccionadas em papelão, com medidas de 7x7cm cada, e sua finalidade é ajudar a lembrar o som que cada letra faz. Os livros trazem histórias de interesse da faixa etária, contêm ilustrações coloridas e palavras específicas destacadas para o aluno ler e outras sem destaque, para o professor ou alguém alfabetizado ler. O material criado foi testado na escola e constatou-se que, além de despertar o interesse dos alunos, ele dinamizou e diversificou as aulas de alfabetização, mostrando-se apropriado e útil em sala de aula e fora dela.


Palavras-chave


Alfabetização; ABC Letras; Histórias infantis; Leitura (Educação pré-escolar)

Texto completo: PDF