Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Atividades matemáticas de quintos e sextos anos do Ensino Fundamental no Encontro Paranaense de Educação Matemática
Carlos Henrique Smek, Emerson Tortola

Última alteração: 2020-11-21

Resumo


Este trabalho tem por objetivo investigar o que revelam as atividades matemáticas desenvolvidas com estudantes de quintos e sextos anos do Ensino Fundamental divulgadas no Encontro Paranaense de Educação Matemática (EPREM). Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos anais das quatro últimas edições do evento, ocorridas em 2014, 2015, 2017 e 2019. Essa investigação insere-se em uma pesquisa desenvolvida por docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo, apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cujo propósito é investigar a transição entre essas séries, marcada por mudanças significativas na vida escolar dos estudantes, como a organização das aulas, formação e atuação dos professores, instituição de ensino, colegas de classe, etc. As análises sinalizaram três categorias que indicam preocupações de professores e pesquisadores acerca do conteúdo; seu ensino; e sua aprendizagem.


Palavras-chave


Educação Matemática. Transição. EPREM.

Texto completo: PDF