Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Desenvolvimento e controle de um módulo didático pêndulo de Furuta
FELIPE MAKOTO IMANISHI, EMERSON RAVAZZI PIRES DA SILVA

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


É evidenciado que o ensino profissionalizante atual apresenta escassez de recursos para o aprendizado de conceitos práticos em diversas áreas da engenharia. Parte dos motivos desse problema se dá pelo alto custo dos equipamentos e módulos didáticos disponíveis no mercado, se tornando inacessível para a maioria das instituições e, principalmente, para os estudantes. Diante deste cenário, este trabalho propõe o desenvolvimento e controle de um módulo didático pêndulo invertido rotacional, ou também conhecido como pêndulo de Furuta. Este módulo apresenta uma variedade de conceitos profissionalizantes e teóricos agregados, sendo um módulo ideal para aprendizado na área de controle e automação. Será então implementado no módulo didático desenvolvido a sintonia de um controlador Proporcional Integral Derivativo (PID) por meio de método empírico. Como também, será equacionado a modelagem matemática do sistema levando em consideração os parâmetros intrínsecos do módulo construído. Os resultados serão analisados a partir dos dados experimentais e as principais conclusões serão discutidas.


Palavras-chave


Pêndulo Invertido Rotacional; Controle linear; Módulo didático

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