Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Canção, videoclipe e dança: Maria, Maria e um caminho para a sala de aula
Bruna de Paula Moura da Silva, Gustavo Nishida

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


Este trabalho busca desenvolver uma análise semiótica do clipe “Maria, Maria” da música de Milton Nascimento mostrando como os elementos que constroem o clipe funcionam isoladamente como princípios discursivos, mas quando unidos, desenvolvem uma significação muito mais profunda. Com o objetivo de propor um caminho para a utilização de multimídias em sala de aula, promovendo o ensino multimodal como preveem os documentos oficiais. Esta análise caracteriza-se como uma base que poderá auxiliar educadores no trato de videoclipes em um ambiente de ensino. A partir da base teórica de TATIT (2012), será analisado a posição do cancioneiro na canção citada e a forma como sua construção une elementos visuais de dança e de vídeo compondo um material rico para o ensino da percepção estética multimodal.

 


Palavras-chave


semiótica; tematização; passionalização; canção; dança.

Texto completo: PDF