Tamanho da fonte:
DIÁLOGOS EM ETNOCONSERVAÇÃO: RESGATE HISTÓRICO E POSSIBILIDADES A SEREM EXPLORADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Última alteração: 2021-10-15
Resumo
Esta pesquisa propõe a discussão sobre o uso de animações cinematográficas como subsídio a discussões de etnoconservação que levem à construção de conhecimentos em Ciências e Biologia. A metodologia utilizada inicialmente foi o levantamento bibliográfico, utilizado como embasamento para desenvolver as discussões sobre as animações escolhidas (“Moana” e “Irmão Urso”). Ambas são histórias fictícias e atemporais, mas que apresentam diferentes aspectos e costumes que fazem parte de povos e comunidades tradicionais, os quais contribuem para a sustentabilidade e conservação da natureza. Considera-se neste contexto a crise ambiental como problema cultural, a partir da visão atual de mundo que se volta para o desenvolvimento tecnológico e industrial sem considerar os impactos ambientais destrutivos que contribuem para a degradação da biodiversidade, tornando urgente a conscientização sobre a importância da natureza. Com base nos resultados preliminares obtidos a sequência de atividades prevê o desenvolvimento das ferramentas propostas e sua implementação e validação como estratégias de ensino
Palavras-chave
Etnociência; Educação Ambiental; Sustentabilidade.