Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Mundo Doce: um material didático 3D no ensino de estudantes com deficiência visual
Thiago Roberto dos Santos, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Hernani Batista da Cruz

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


O artigo apresenta uma abordagem sobre a educação matemática para estudantes com deficiência visual. O ensino de matemática ainda é um grande desafio para um professor do ensino regular, e quando a sala de aula conta com a presença de alunos com deficiência incluso, há também necessidade de o professor ter conhecimentos sobre a educação para esses estudantes ou materiais adaptados. Dessa forma, o objetivo deste estudo é incorporar no meio escolar um material que contribua na apropriação dos conceitos matemáticos pelos estudantes com deficiência, em especial deficiência visual em uma turma de ensino regular. Assim, foi desenvolvido o Mundo Doce, um jogo de tabuleiro inovador, com recursos táteis e braile, elaborado no software de modelagem 3D e impresso com impressora 3D buscando auxiliar na mediação do processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual através de situações do cotidiano onde utiliza-se conceitos de matemática. Os resultados apontam que o processo de criação de um material didático impresso em 3D, o Mundo Doce, ainda que complexo e susceptível a erros, pode resultar em um instrumento mediador no ensino a deficientes visuais, com recursos táteis e braile, podendo contribuir para a apropriação dos conceitos matemáticos aprendidos na escola pelos estudantes.

Palavras-chave


Impressão 3D; Inclusão; Material didático; Ensino; Deficiência visual

Texto completo: PDF