Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Problem Based Learning (PBL) no Ensino de Probabilidade e Estatística
Lucas Gabriel Silva Perseguin, Guataçara dos Santos Junior

Última alteração: 2021-10-15

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar que critérios são fundamentais para a qualidade dos problemas que podem ser utilizados no ensino de Probabilidade e Estatística por meio da metodologia Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas). Com base em artigos específicos sobre PBL e sua aplicação no ensino de Probabilidade e Estatística e artigos gerais sobre as características desses problemas, que provêm principalmente de estudos focados em cursos da área da Saúde. O estudo se torna relevante pela necessidade de evolução das metodologias de ensino e a crescente preocupação com a qualidade do ensino e a necessidade do ensino de acompanhar as exigências do mercado de trabalho. Com base nessa análise foi possível concluir que existem sucessos documentados na aplicação da metodologia PBL ao ensino de Estatística e existem conjuntos de critérios definidos que delimitam a qualidade dos problema empregados, porém não foram encontrados estudos que utilizem ambos em conjunto, tornando relevantes futuras aplicações práticas desse conjunto  para a avaliação da efetividade do método e a possível criação de um novo conjunto de critérios que seja baseado especificamente nesse contexto.

Palavras-chave


Revisão sistemática; Ensino de estatística; Aprendizagem baseada em problemas

Texto completo: PDF