Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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A Reportagem Multimidiática em contexto escolar
Luiza Ferreira Aksenen, Maria de Lourdes Rossi Remenche

Última alteração: 2021-10-09

Resumo


O presente trabalho é resultado da pesquisa realizada para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e tem como objetivo analisar práticas de leitura e escrita na cibercultura, considerando os documentos parametrizadores (BNCC, 2018). Para tanto, fizemos o recorte do gênero reportagem multimidiática a partir de uma perspectiva dialógica para investigarmos as características do gênero e as potencialidades para uso nas práticas de leitura e escrita em contextos escolares. A pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativista, ancora-se nos estudos do Círculo de Bakhtin, de Faria e Zanchetta (2002), Ferrari e Sodré (1986), Longhi (2014) e na abordagem dos multiletramentos (Cope e Kalantzis, 2010). A partir desse referencial teórico, construímos um conjunto de parâmetros para direcionar a análise do corpus. Os resultados da análise explicitam que o gênero mobiliza diferentes aspetos multissemióticos e práticas narrativas e argumentativas sobre aspectos sociais relevantes para o desenvolvimento do letramento crítico. Nessa abordagem, o gênero revela potencial de uso no processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita para o desenvolvimento de práticas multiletradas e do leitor na cibercultura.


Palavras-chave


Práticas de leitura e escrita; Reportagem multimidiática; multiletramentos; BNCC

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