Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
A internet como fonte de pesquisa: habilidades de leitura e navegação acionadas durante a produção de um artigo de opinião
Gabriela Giroletti Maria, Letícia Lemos Gritti

Última alteração: 2021-10-13

Resumo


Este artigo apresenta os resultados da análise de um vídeo que mostra o percurso percorrido por um articulista para realizar a produção de um artigo de opinião, usando a internet como fonte de pesquisa.  Esse vídeo foi gerado pelo software Auto ScreenHunter que gravou a tela do computador no momento em que o aluno estava escrevendo. Foram analisadas 1h, 1min e 12s desse vídeo da escritura de um aluno de uma escola pública do município de Pato Branco, que participou do projeto de extensão "Oficina de leitura, escrita e reescrita de Artigos de Opinião", da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Com base na definição de Coscarelli (2016), Ribeiro (2003, 2008, 2009), Coiro & Dobler (2007) e Lawless e Schrader (2008), chegou-se à conclusão de que o articulista passou parte do tempo lendo e navegando. Uma prova foi a de que ele parafraseou as informações constantes no site de pesquisa, outra foi a do mapeamento do tempo em que o articulista ficou em cada local, além dos momentos em que ele fez a seleção e desvio de links. Espera-se que essa pesquisa contribua para o ensino-aprendizagem da produção textual como forma de construir navegadores e leitores eficientes na locomoção em ambiente digital.

Palavras-chave


Leitura; Navegação; Internet.

Texto completo: PDF