Última alteração: 2021-10-11
Resumo
Este artigo, que relata os resultados de um projeto de pesquisa de iniciação científica, tem como objetivo compreender quais as estratégias adotadas por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola do campo para realizar o ensino remoto, durante a pandemia de Covid-19, no ano de 2020, e quais dificuldades eles encontraram nesse processo. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal do Campo Trabalho e Saber, localizada no Assentamento Eli Vive, no município de Londrina-PR. As entrevistas foram transcritas e posteriormente analisadas com base no referencial teórico da Educação do Campo e por meio da Análise Textual Discursiva. A partir dos dados produzidos, conclui-se que a utilização de atividades impressas foi predominante nesse período em que o distanciamento social se fez necessário. A falta de comunicação com os estudantes e/ou com seus responsáveis, devido à falta de acesso à internet, prejudicou o trabalho dos professores, que, em alguns casos, não tinham condições de avaliar a aprendizagem dos estudantes. Excepcionalmente, em casos de extrema dificuldade de aprendizagem, a escola recebeu estudantes presencialmente para auxiliá-los na realização das atividades.