Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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O MÉTODO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO NA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO INTELECTUAL DE PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO
NATALIA KROIN, Décio Estevão do Nascimento, Faimara do Rocio Strauhs

Última alteração: 2021-10-13

Resumo


No contexto da avaliação no âmbito do Sistema Nacional da Pós-Graduação, a Capes tem estimulado o processo de autoavaliação dos programas por meio de diferentes estratégias. Um dos grandes impactos de uma autoavaliação é o estabelecimento de estratégias buscando resolver seus problemas. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa foi de propor um procedimento de avaliação qualitativa para programas de pós-graduação considerando a sua produção intelectual e os objetivos e temáticas das suas linhas de pesquisa . A pesquisa está inserida na área de conhecimento da Administração Pública, e se caracteriza como sendo aplicada, qualitativa, descritiva e predominantemente documental. O caminho metodológico escolhido para atingir o objetivo geral envolveu elementos de pesquisa documental, com busca de metadados, mais especificamente palavras-chaves, relacionados à dissertações e teses de dois programas de pós-graduação do Campus Curitiba (PPGTE e PGP), junto ao Repositório Institucional da UTFPR. Os dados foram coletados considerando os dois últimos quadriênios de avaliação da Capes, ou seja, 2013 – 2016 e 2017 – 2020. Para analisar os dados foi utilizado o Software VosViewer, uma ferramenta de software para construção e visualização de redes bibliométricas. Foram localizadas no Repositório Institucional da UTFPR, e consideradas na pesquisa, 384 dissertações e teses. Como principais resultados alcançados, tem-se que procedimentos simples como o mapeamento de redes bibliométricas podem ser procedimentos para autoavaliação da aderência entre produção intelectual e objetivos macro de cursos de pós-graduação

Palavras-chave


Produção intelectual em Programas de Pós-Graduação; Procedimentos de autoavaliação qualitativa; Análise de Conteúdo; PPGTE; PPGPGP;

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