Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
A matemática no ensino de química no ensino médio: um olhar a partir das aulas paraná
Inae Oliveira Pinha, Henrique Rizek Elias

Última alteração: 2021-10-14

Resumo


A presente pesquisa se deu no contexto das aulas remotas de Química para Ensino Médio oferecidas pelo Estado do Paraná em 2020. Os objetivos são analisar quais conteúdos matemáticos apareceram nas aulas remotas de Química do Ensino Médio oferecidas no canal Aula Paraná do YouTube e identificar como esses conteúdos identificados aparecem nas ementas das disciplinas de conteúdo matemático do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Londrina. Todas as cento e trinta e seis videoaulas foram assistidas pela pesquisadora, sendo que setenta apresentaram, explicitamente, algum conteúdo matemático. Das análises empreendidas, diversos conteúdos matemáticos (logaritmo, regra de três, vetores, porcentagem, média ponderada, equação etc) aparecem claramente na prática do professor que ensina Química no Ensino Médio. Seja na Química Inorgânica, na Química Geral ou na Físico-Química, foi possível concluir que o professor de Química faz uso das ferramentas matemáticas para auxiliar no processo de ensino e essa interdisciplinaridade fica evidenciada nas videoaulas da plataforma Aula Paraná. Com relação às análises das ementas das disciplinas de Matemática presentes no curso da UTFPR, foi possível perceber que muitos dos conteúdos que emergiram das análises das videoaulas se fazem presentes nessas ementas

Palavras-chave


Interdisciplinaridade, Química, Matemática, Ensino Remoto

Texto completo: PDF