Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Aprendizagem fonético-fonológica do português como LE por nativos do espanhol
Tayla Appelt, Susiele Machry da Silva

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo apresentar um levantamento bibliográfico sobre o processo de aprendizagem da língua portuguesa por falantes nativos de espanhol. Mais especificamente, nosso objetivo é investigar como os alunos adquirem aspectos fonéticos, fonológicos do Português Brasileiro. O estudo apresenta diferenças entre as gramáticas do português brasileiro e espanhol, e também possíveis dificuldades que os falantes de espanhol podem ter no aprendizado do português. Para atingir nosso objetivo, descrevemos aspectos fonéticos, fonológicos do português e do espanhol com base em Mattoso Câmara (2007) e Allarcos Llorach (2012). Além disso, estudos sobre a percepção e produção de sons FL ou L2 foram revisados ((FLEGE, 1995; STRANGE; SHAFER (2008), com base neste levantamento bibliográfico, verificou-se que alunos falantes do espanhol apresentam dificuldades em contrastes fonológicos envolvendo / s / - / z / e / b / - / v /, bem como entre os pares de vogais / e / - / o / e / Ɛ / - / Ɔ /.


Palavras-chave


aprendizagem LE, espanhol, dificuldades.

Texto completo: PDF