Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Internacionalização da Educação Superior no contexto pandêmico
Maria Luisa Dalla Costa, Marlize Rubin-Oliveira

Última alteração: 2021-10-15

Resumo


Esta pesquisa está inserida no campo de investigação da Educação Superior (ES), e é um dos resultados de um projeto dedicado ao tema da internacionalização da ES com foco na modalidade at home (IaH) ou em casa (IeC). Em estudos anteriores, as categorias Conceitos, Sujeitos, e Lugares foram exploradas para analisar movimentos de IeC. Esse segundo momento da pesquisa  surge da necessidade de compreender a continuidade desses processos no contexto pandêmico, que alterou profundamente a ES no mundo. Portanto, este artigo objetiva construir uma revisão sistemática de perspectivas de internacionalização da ES no contexto da pandemia a partir de documentos de instituições, organismos e journals com força política no cenário mundial. Com o uso da metodologia qualitativa-exploratória e de outros critérios detalhados na seção método, 19 textos foram encontrados e analisados a partir das categorias crise e oportunidade. Os resultados mostram que as oportunidades identificadas no contexto da pandemia da Covid19 envolvem necessariamente o viés hegemônico, seus privilégios e condições de acesso e permanência.


Palavras-chave


Universidade. Covid19. Decolonialidade. Educação intercultural. Internacionalização em casa.

Texto completo: PDF