Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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ANÁLISE DE OCORRÊNCIAS DE CONECTIVOS EM REDAÇÕES DO ENEM
Sabrina dos Santos Abe, Roberlei Alves Bertucci

Última alteração: 2021-10-14

Resumo


Este trabalho tem como objetivo descrever a ocorrência de conectivos em redações do Enem, focando aspectos como tipologia e posição no parágrafo. Secundariamente, propomos verificar se existe alguma recorrência desses elementos em redações avaliadas com nota máxima. A relevância deste trabalho decorre da função que os conectivos exercem no texto dissertativo-argumentativo, já que são essenciais para as pretensões argumentativas (ANTUNES, 2010) e afetam a interpretação textual (PEIXOTO, 2017). Além disso, pesquisas têm indicado que a quantidade e variedade desses elementos são observadas em textos nota 1000 (BERTUCCI, 2020). Para atingir nossa meta, selecionamos dados de 10 redações avaliadas com nota máxima no exame de 2018, disponibilizadas em Felpi (2019). Após a análise, verificamos que houve uma recorrência significativa dos conectivos de conclusão (portanto), fato ligado ao desfecho de ideias de cada parágrafo. Ademais, conectivos de causalidade (porquanto), prioridade (primeiramente), citação (segundo) e finalidade (para que) também foram recorrentes. Sobre a posição, apesar da variação identificada, os conectivos de conclusão apareceram prioritariamente no último período dos parágrafos, posição inversa aos de prioridade. Finalmente, notamos uma média de mais de 20 conectivos por redação. Logo, concluímos que esta pesquisa pode contribuir para a análise e o ensino do gênero “redação do Enem”.


Palavras-chave


Argumentação; Conectivos; Redação do Enem.

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